segunda-feira, 3 de junho de 2013

Robobee, o nanorobô que pesa apenas 80 miligramas


Este pequeno robô vai estar de olho em você


Paranoicos de plantão podem começar a enlouquecer: cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, colocaram para voar pela primeira vez um robô do tamanho de uma moeda de um real.
Chamado de Robobee, o nanorobô pesa apenas 80 miligramas e possui asas de cerâmica que se movimentam como as asas dos mosquitos. Veja o vídeo:

A ideia é que o Robobee, quando ficar pronto, se comporte como as abelhas: em enxames com um objetivo comum. Os desenvolvedores do projeto pretendem que ele chegue, inclusive, a polinizar plantações! Outros objetivos estão na lista: realização de buscas em locais de risco, vigilância militar e controle do trânsito. Sim, esses pequenos robozinhos podem chegar a, um dia, vigiar você.
Mas calma, a equipe de robótica, que está trabalhando no Robobee há 12 anos, ainda tem muito o que fazer até que o projeto esteja pronto. A equipe é composta por 10 professores da Universidade de Harvard com suas equipes e estão às voltas com alguns problemas estruturais. Encontrar partes tão pequenas para desenvolver nanorobôs é um desafio, principalmente quando se trata de energia: é preciso desenvolver uma nanobateria potente, que permita que o Robobee se movimente sem auxílio de fios, como acontece hoje. Também no âmbito da inteligência artificial é preciso avançar bastante: os cientistas querem criar sensores inteligentes similares aos olhos e antenas das abelhas e também “ensinar” estes pequenos robôs a se comportarem em grupo de forma coordenada, como uma colônia de insetos.
Quando será que teremos abelhinhas metálicas ajudando a salvar pessoas em desastres naturais – ou seguindo pessoas a mando da CIA? 10 anos? 5 anos? Pode acontecer muito antes do que você imagina

Fonte: Da Vinci

Nenhum comentário:

Postar um comentário